Dourados-MS,
PRINCIPAL OK

Como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), realizou uma blitz educativa, em um trecho da avenida Marcelino Pires, nesta terça-feira (21). Além dos panfletos e de uma breve orientação, a ação contou com artista do Sucata Cultural, que chamavam atenção de quem passava pelo local.

Para a diretora-presidente da Agência, Mariana de Souza Neto, o tema deste ano, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, traz a importância de cada usuário entender e fazer sua parte. “A blitz é um trabalho educativo e hoje nossa proposta foi fazer algo diferente que chamasse atenção do motorista, por isso os artistas vieram somar com a gente hoje”, explicou a diretora.

Tarsila Bonelli é artista e uma das sócias proprietárias do Sucata Cultura. Ela contou que quando a Agetran procurou o grupo para uma parceria, a equipe prontamente atendeu. “A blitz é importante, porém todo mundo fica preocupo quando vê, é aquele momento de tensão. Então, nossa ideia foi trazer leveza, fizemos intervenções circenses e brincamos com essa ideia do palhaço, uma forma de conseguirmos conscientizar com humor”, relata.

A programação aconteceu em parceria com mais órgãos da segurança como Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, além do Sesi e Senat e outros apoiadores.
“Nossa intenção é orientar as pessoas para que elas adotem sempre a prudência em seus comportamentos, valorizando a vida. Somente com respeito e educação será possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas por acidentes de trânsito”, reforçou Mariana.

Ações

No domingo (19) um passeio ciclístico realizado pelo Rotary Club Guaicurus, com apoio da prefeitura e grupos ciclísticos reuniu cerca de 200 pessoas que pedalaram da Praça Antônio João até o Monumento ao Colono. A inscrição era um quilo de alimento não perecível, com isso foi possível arrecadar quase 135kg de alimentos. “Eles serão doados para famílias carentes da nossa cidade. Esse é o segundo passeio que realizamos e ficamos muito felizes em ver adesão de todos, ficamos mais de um ano sem poder realizar eventos por conta da pandemia e retomar agora, mesmo que em proporções menores, é muito importante”, informou o representante do Rotary, Osmarino Teixeira.

Na segunda-feira (20), agentes municipais de trânsito fizeram uma Blitz na PRF (Polícia Rodoviária Federal) também para orientar motoristas sobre segurança e responsabilidade.

O Imam (Instituto do Meio Ambiente) realizou a doação de 500 mudas na manhã desta terça-feira (21) na Praça Antônio João. A ação celebra o Dia da Árvore e incentiva o plantio de mudas no município. Quem passou hoje pela praça aprovou e aproveitou para levar uma mudinha para casa e até mesmo dar como presente.

Esse foi o caso da aposentada Genilda Vilela, que foi ao Centro e na volta aproveitou para levar uma muda de ipê amarelo de presente para a irmã. “Nós somos duas apaixonadas por plantas, mas como na minha casa o espaço é pequeno, já aproveitei e peguei uma muda para ela, tenho certeza que ela vai ficar muito feliz”, comemorou.

Já para o corretor de imóveis Luiz Carlos, a iniciativa facilita o acesso para quem deseja plantar novas mudas em casa. “Em casa eu já tenho um limoeiro e agora vou levar a muda de acerola para plantar. Eu gosto muito de plantas e é como uma terapia cuidar e elas ainda nos proporcionam seus frutos, que dá para fazer muita coisa”, contou.

Para a atendente Erli Mariana Gonçalves, o desafio eram as dúvidas de como cuidar das mudas e já aproveitou a ação para tirá-las. “Eu conversei com o pessoal e eles já me passaram diversas dicas do que fazer para que a muda cresça, como por exemplo, o melhor horário para regar, que é no início da manhã ou no fim da tarde”, revelou.

Mudas Nativas

Durante a ação, foram entregues mudas nativas de pequeno porte (a pata de vaca, palmeiras pequenas e ipês amarelo e branco) e frutíferas (jabuticaba, pitanga, ameixa e acerola). Além das mudas distribuídas na Praça Antônio João, o Imam entregou mais de 1 mil mudas para empresas e escolas, que buscaram parceria para promover ações no Dia da Árvore.

No espaço montado pelo Imam, a população ainda encontrava dicas para cuidar das plantas e como realizar a poda correta. “Nós realizamos essas ações para poder atender de forma mais direta a população, apoiando no plantio de mudas e reforçando a importância do nosso papel como sociedade nas questões ambientais”, assegurou o diretor-presidente do Instituto, Wolmer Sitadini.

Dourados é uma das cidades mais arborizadas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Segundo o Pdau (Plano Diretor de Arborização Urbana), Dourados tem cerca de 55 árvores por quilômetro de passeio. A meta para os próximos anos é atingir 100 árvores por km e 30% de cobertura arbórea no município.

A ação também é importante para que Dourados possa se candidatar ao Programa “Tree City of The World” e ser reconhecida como cidade comprometida com a manutenção e manejo de florestas urbanas. O título é concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

A Prefeitura de Dourados, por meio da CIL (Central de Interpretação de Libras), realizará a “I Semana Municipal da Pessoa Surda: Cultura e Diversidade”. Na programação, três palestras que acontecerão nesta quarta (22), quinta (23) e sexta (24), a partir das 19h, na Câmara Municipal.

“O evento será híbrido. Teremos 100 vagas para o presencial e também a opção pelo online. No link da inscrição, a pessoa poderá optar por ir a palestra ou por receber por e-mail um link da transmissão e assistir de casa. A inscrição é gratuita e terá certificado para quem participar”, explica Alexandra Mara Pereira, intérprete de Libras.

Para fazer a inscrição acesse aqui 

O objetivo da ação é visibilizar a atenção para a luta, a acessibilidade, a inclusão e a diversidade das pessoas Surdas na sociedade, além de divulgar a luta pela equidade social, cultural e linguística da comunidade Surda.

O encontro, que tem parceria com a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e apoio da Câmara de Vereadores, EAD UFGD e UFMS, foi pensado em comemoração ao Dia Municipal e Nacional do Surdo, 26 de setembro.

Confira a Programação:

22/09 – Setembro Amarelo e Azul – Saúde mental e a Comunidade Surda com os psicólogos do Creas, Bruno Pael e Ângelo Sorgatto;

23/09 – Luta por “Ser Surdo” da sua família com a professora da EAD UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Fernanda Martins de Brito;

24/09 – Direitos e a Diversidade Surda com a professora da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Shirley Vilhalva.

Para marcar as celebrações do Dia da Árvore, comemorado na terça-feira (21), a Prefeitura de Dourados, por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente), vai distribuir mudas nativas em uma ação na Praça Antônio João, nesta terça-feira, às 8h30.

A ação tem como intuito despertar o envolvimento da população para a realização do plantio de árvores, valorizando e ajudando o meio ambiente. Serão 500 mudas distribuídas.

“As árvores são parte integrante do meio social, para os canteiros centrais e passeios públicos, amenizam o calor e embelezam a nossa cidade, por isso o plantio, quando orientado e autorizado, deixa o espaço público mais bonito, além de contribuir para a preservação do bioma local”, explica o diretor-presidente do Instituto, Wolmer Sitadini.

Dourados é uma das cidades mais arborizadas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Segundo o Pdau (Plano Diretor de Arborização Urbana), Dourados tem cerca de 55 árvores por quilômetro de passeio. A meta para os próximos anos é atingir 100 árvores por km e 30% de cobertura arbórea no município.

A ação também é importante para que Dourados possa se candidatar ao Programa “Tree City of The World” e ser reconhecida como cidade comprometida com a manutenção e manejo de florestas urbanas. O título é concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

Mais Artigos...