Dourados-MS,
BANNER 1 - Camra-20-11- (1000X90)

A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) informa que vai ampliar o atendimento de 10 unidades básicas de saúde para outras 21, que estarão trabalhando na vacinação das crianças contra a Covid-19.

Segundo o diretor do departamento de Atenção Primária, Vagner da Silva Costa, na terça-feira (18), Dourados recebeu 1.300 doses da vacina para Covid-19 pediátrica. “Decidimos distribuir para mais unidades de saúde, no intuito de facilitar o acesso da população. O Núcleo de Imunização fará a distribuição a partir de amanhã para os 21 postos”, afirma.

Agendamento

A vacinação infantil está acontecendo apenas por agendamento, que deve ser realizado na unidade básica de saúde mais próxima ou pelo agente de saúde. Os pais ou responsáveis de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, e aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (por exemplo, pessoas que tenham câncer), podem informar o interesse pelo imunizante.

“Estamos seguindo a orientação da Secretaria de Estado de Saúde e nessa primeira fase contemplando somente as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, e aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. A ampola da vacina tem 10 doses e com o agendamento conseguimos evitar o desperdício”, explica Vagner.  

Depois de todos esses critérios atendidos é que entram as crianças sem comorbidades com idade entre 10 e 11 anos. Conforme forem chegando novas doses haverá o avanço gradual das faixas etárias.

A primeira remessa da vacina foi para os postos: Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Ildefonso Pedroso.

Confira a relação das outras 21 unidades, que receberão a vacina Covid-19 pediátrica amanhã:

ÁGUA BOA/CSU

BEM TE VI

CABECEIRA ALEGRE

CACHOEIRINHA

CAMPO DOURADO

CHÁCARA DOS CAIUÁS

CUIABAZINHO

GUAICURUS

IV PLANO

IZIDRO PEDROSO

JARDIM CARISMA

JARDIM MARACANÃ

JARDIM PIRATININGA

NOVO HORIZONTE

OURO VERDE

PANAMBI/SÃO PEDRO

SELETA

VILA HILDA

VILA ÍNDIO

VILA ROSA

VILA VIEIRA

O prédio da CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) passará por desinfecção nesta quarta-feira (19). Por causa disso, o expediente foi suspenso temporariamente. Segundo o secretário municipal de Fazendo, Everson Leite Cordeiro, a ação é uma medida de prevenção à Covid-19 e tem o objetivo de garantir um espaço seguro aos servidores e demais pessoas que frequentam o órgão público.

“Após o procedimento é necessário aguardar 24h para que o local seja liberado. Nesses dois dias o atendimento segue de forma remota e as solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp (67) 98468-6045, ou por email”, pontuou o secretário.

Na sexta-feira (21), o horário convencional de funcionamento será retomado. Até lá, o atendimento à população, normalmente feito na Central de Atendimento ao Cidadão para questões referentes ao IPTU, foi descentralizado e passa a funcionar também no Poupa Tempo.

Os contribuintes, que precisam emitir a guia, podem procurar a unidade na rua Salviano Pedroso, 1050 – Jardim Água Boa – das 7h30 às 13h30. Além do atendimento presencial, é possível pedir a guia de pagamento pelo site no link egov2.dourados.ms.gov.br/webAtendimento, ou solicitar por email no Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço:

WhatsApp da Central: (67) 98468-6045

Setor de ITBI, atendimento on-line:
WhatsApp: (67) 3410-5605
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Setor de IPTU:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Setor de cientificação de processos:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lembrando que a emissão de IPTU e a consulta de processos ocorrem de forma on-line, no site https://www.dourados.ms.gov.br/.

A Prefeitura de Dourados, por meio do Setor de Imunização, dá início ao planejamento da vacinação de crianças, de 5 a 11 anos, contra covid, no município. As doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde chegaram a Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (14) e no sábado (15) chegam ao município. Com isso, a previsão é que na próxima semana a vacinação tenha início nas UBS’s (Unidades Básica de Saúde).

A vacinação das crianças terá início exclusivamente nos postos de saúde e é preciso a presença de um adulto responsável para que a imunização seja realizada. De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Edvan Marcelo Marques, as equipes definiram a logística estabelecida, buscando levar a vacina para as regiões com maior número de crianças, seguindo o mapa da Atenção Básica de Saúde.

“Nós estamos trabalhando para dar início a vacinação das crianças já na semana que vem. Daremos prioridades para as regiões com maior número de crianças que se enquadrem na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde”, reforçou.

Os postos que farão a vacinação das crianças são: Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Ildefonso Pedroso. No total, foram encaminhadas cerca de 1,1 mil doses voltadas para este público.

A nota técnica enviada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) para a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) define o cronograma que contempla as seguintes crianças: de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, e aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (por exemplo, pessoas que tenham câncer).

Com o progresso da vacinação desses grupos, o órgão sugere o avanço gradual das faixas etárias, dando início às crianças mais velhas de 10 e 11 anos, seguindo aos poucos para 9 e 10 anos, 8 e 9 anos, e assim por diante até chegar aos 5 anos. Já a vacinação da população adulta e adolescentes, continua normalmente e na última semana de janeiro haverá a integração da vacina nas UBS do município.

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realiza na segunda-feira (17) a primeira designação de alunos que buscam vagas em instituições da REME (Rede Municipal de Ensino). A primeira fase da pré-matrícula, que teve início dia 3 de janeiro, é a que traz maiores chances para que os alunos consigam uma vaga na escola ou Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) desejado. 

A secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, destaca que apesar de a Rede dar início ao processo de designação, a pré-matrícula continua disponível no site do município. 

“Esse é um dos passos para darmos início ao ano letivo de 2022 e deve ser realizado pelos pais. Para aumentar as chances de adentrar na escola desejada os responsáveis devem realizar a pré-matrícula antes do dia 17. No entanto, a pré-matrícula continua aberta pelo restante do ano letivo”, pontuou. 

Durante a inscrição o sistema disponibiliza três opções, para que o pai ou responsável cadastre o aluno. Vale ressaltar que as instituições cadastradas são aquelas administradas pelo município. “Podem surgir dúvidas no momento da escolha da instituição, mas, uma dica para os pais é percorrer o bairro e identificar quais escolas municipais estão nas proximidades e lembrar que as escolas estaduais não entram nessa lista, já que são de competência do Estado”, reforçou Ana Paula. 

Após a designação os pais ou responsáveis têm até o dia 20 de janeiro para ir até a respectiva instituição e realizar a confirmação da matrícula. Isso porque ainda serão realizadas mais três designações, sendo elas: dia 24 de janeiro, com confirmação da matrícula do dia 25 ao dia 27 do mesmo mês; dia 31 de janeiro, com confirmação da matrícula do dia 1º ao dia 3 de fevereiro; e 4 de fevereiro, com matrículas presenciais do dia 7 ao dia 9.

A escolha das escolas é realizada pelo sistema e segue uma ordem obrigatória, publicada no Diário Oficial do Município. “Crianças em situação de abandono ou risco social, e/ou que são assistidas por portadores de doenças crônicas, têm preferência, assim como crianças de família com menor renda per capta e assim por diante”, esclarece a secretária de Educação.

Serviço: Clique AQUI para realizar a pré-matrícula. Em casos específicos ou de problemas é possível procurar também a Central de Matrículas, que fica na rua Pedro Leite de Farias, nº 3805 – Parque dos Jequitibás.

Mais Artigos...