Dourados-MS,
PRINCIPAL OK

Proteção à pessoa idosa; Renato Câmara fala de ações para garantir direitos e as formas de violência

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na manhã desta quarta-feira (29) o deputado estadual Renato Câmara, criador e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, participou do Primeiro Seminário Junho Prata em Dourados. Com proposição do vereador Sergio Nogueira, o evento trouxe à tona importantes temas, como a violência contra a pessoa idosa e levantou ações para a promoção de maior qualidade de vida a esse público.

O deputado é autor da Lei nº 5.546, que institui a campanha de conscientização e o combate a violência contra a pessoa idosa em todo o Mato Grosso do Sul, nomeada “Junho Prata”.

“Hoje, aqui em Dourados, demos um passo muito importante na construção das políticas públicas para o combate a violência contra a pessoa idosa. O ‘Junho Prata’ tem feito esse levante e buscado parcerias, como a do vereador Sergio Nogueira que criou a campanha a nível municipal aqui na cidade e que junto a nossa lei estadual tem dado frutos”, ressalta o parlamentar.

Durante o evento Renato chamou atenção para os diferentes tipos de violência cometidas contra esse público, que em boa parte dos casos tem como autores pessoas do convívio das vítimas, como parentes, cuidadores, vizinhos, entre outros.

“Essa é uma violência silenciosa e que na maioria dos casos é praticada por pessoas próximas às vítimas, como familiares, por exemplo. Ela não é apenas física, mas acontece também quando a pessoa idosa é lesada em um golpe, quando alguém abusa da falta de conhecimento e pega seu cartão de aposentadoria ou ainda pelas agressões verbais, que tanto os machucam”, afirma o deputado.

Renato Câmara também falou sobre a importância da denúncia de casos como esses e tantos outros que acontecem diariamente, além disso, ressaltou as ações realizadas pela Frente Parlamentar em todo o Mato Grosso do Sul.

“Nós temos buscado ações para que a denúncia possa acontecer de forma mais fácil e eficaz, garantimos leis que asseguram os direitos da pessoa idosa, como o passe livre, o desconto na CNH entre outros. Precisamos discutir essas políticas, apresentar essas questões que, uma vez resolvidas, oferecem melhor condição de vida à pessoa Idosa”, finaliza o deputado.

Nesta quarta-feira (30), o Renato participa do 7° Seminário em Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, que acontece em Campo Grande a partir das 8h, com transmissão ao vivo na página oficial do deputado no Facebook, clique aqui para seguir a página e acompanhar a programação.