Dourados-MS,
Camara- (1000x90)

Com 135 novos exames positivos, casos confirmados de coronavírus em MS chegam a 2.132, Dourados se aproxima de 500 casos

Mato Grosso do Sul
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com mais 135 exames positivos para o novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 2.135. As informações foram apresentadas neste sábado (06.06) em coletiva de imprensa on-line com autoridades do Governo de Mato Grosso do Sul.

Dos 2.132 casos confirmados, 1.040 estão em isolamento domiciliar, 1.026 estão sem sintomas e já estão recuperados, 45 estão internados – sendo 24 em hospitais públicos e 20 em hospitais privados. Um paciente internado é procedente de fora do Estado. Foram registrados 21 óbitos.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 16.561 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 11.879 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. Além disso, 628 exames aguardam resultado do Lacen, 1.922 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Dourados chegou a 493 casos confirmados de coronavírus de acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura. A cidade bateu recorde de confirmações em 24 horas.

Deste total, 182 estão recuperados, 290 em isolamento domiciliar, 20 internados, além de dois óbitos.

Com relação à distribuição espacial, 403 pessoas que pegaram o coronavírus estão no perímetro urbano, 13 em distritos, 77 na Reserva Indígena Federal e 35 em outras localidades.

Apesar dos índices de contaminação em alta há semanas, o médico membro do Comitê de Enfrentamento a Crise do Coronavírus de Dourados, Frederico de Oliveira, credenciou novamente este aumento a quantidade de testes realizados.

“Acredito que estamos no rumo certo, apesar das dificuldades” disse Frederico durante a live transmitida ao vivo nas redes sociais da prefeitura de Dourados.

Por outro lado, o profissional de saúde comentou sobre os trabalhos mais recentes do Comitê. Ele disse que reuniões estão sendo realizadas com setores afetados pela pandemia na cidade para “manutenção em áreas de atuação”.

“Estamos fazendo reuniões com assuntos específicos para acertar um ponto ou outro”, disse o médico sobre proposições resultantes de uma reunião na manhã deste sábado (6).

Os dados do MS publicados a partir de 19 de maio têm como fonte de dado o sistema de informações oficiais SIVEP Gripe e E-SUS VE. Essas informações são alimentadas pelos municípios. Os números estão sujeitos à alteração pelos municípios nos sistemas de informação oficial.

Os 628 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de Covid-19 diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.