Dourados-MS,
BANNER 1 - Camra-15-09- (1000X90)

Polícia Militar apreende caminhão com 64 m³ de carvão ilegal e aplica multa de R$ 19 mil em empresa carvoeira

Policia
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Durante fiscalização ambiental neste sábado (25) no final da manhã, na área central da cidade, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana abordaram um caminhão, que transportava ilegalmente uma carga com 64 m³ de carvão. Na abordagem, o motorista apresentou nota fiscal em nome de uma empresa constando 90 metros de carvão vegetal de eucalipto.

Ao vistoriar a carga, A PMA verificou diversos sacos com presença de carvão vegetal nativo em meio ao carvão de eucalipto, fato confirmado pelo motorista e que a carga só continha 64 m³. Ao conter carvão nativo, a carga necessitaria do Documento de Origem Florestal (DOF), que não havia e foi apreendida junto com o veículo. O DOF é o documento ambiental para o transporte e armazenamento de qualquer produto da flora.

Diante da irregularidade, a empresa proprietária do carvão ilegal, com domicílio em Água Clara, foi autuada administrativamente e recebeu multa de R$ 19.200,00. O motorista, o carvão e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.