Dourados-MS,
Câmara_plano_diretor

1º seminário de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes acontece nesta terça

Politica
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De proposição do vereador Sergio Nogueira (PSDB), acontece nesta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Dourados, o 1º Seminário e Audiência Pública de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. O evento é realizado em alusão à Lei 4.258, de 30 de abril de 2019, que institui o "Maio Laranja", mês para prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

O evento terá como palestrantes a presidente da Sociedade de Pediatria de MS, Carmen Lucia de Almeida Santos, representantes do COMCEX (Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes), Margareth Soares Dalla Giacomassa e Luisa Barros Piovano Borges, a psicanalista Viviane Machado de Melo Vazes e o médico psiquiatra e psicanalista, Wendel Dalprá.

Ainda haverá mesa redonda sobre "envolvimentos no enfrentamento das violências com criança e adolescentes" com a participação de representantes do Ministério Público Federal e Estadual, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, Rede Municipal, Estadual e particular de ensino, Comcex, CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e Vara da Criança e Adolescente de Dourados.

Maio Laranja Conforme a Lei que cria o Maio Laranja, de autoria do vereador Sergio Nogueira, fica instituído 18 de maio como o Dia Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sendo realizada a semana, a que estiver incluída o dia 18, e o mês de conscientização, além de criar o Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

"A violência sexual agride o futuro, violenta uma vida, destrói um ser humano. Devemos enfrentar isso. Hoje podemos focar no Maio Laranja desta forma, nos unindo contra este crime. Não podemos conviver com esta situação sem fazer o enfrentamento", ressaltou o parlamentar. "Convidamos a todos que participem das atividades na Casa de Leis, porque teremos autoridades, pessoas que pesquisam sobre o assunto, para que este mal, que destrói a vida das pessoas, seja banido da sociedade", complementou Sergio Nogueira.

Serviço O 1º Seminário e Audiência Pública de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes acontece no dia 14 de maio, a partir das 7h30, na Câmara Municipal, localizada na Avenida Marcelino Pires, nº 3495. O evento é aberto ao público.